Já conhece o poder das argilas na beleza? Ela é ótima opção para cuidar de você, tanto em tratamentos estéticos como em terapias. 
As argilas são materiais que contem em sua composição partículas cristalinas e grânulos muito finos.
Elas apresentam diversos tipos de cores e funções na pele, listamos algumas:

As argilas são materiais que contem em sua composição partículas cristalinas e grânulos muito finos.

Apresentam variados tipos de cores e várias funções na pele:

Branca: rica em diversos compostos minerais responsáveis pela sua coloração e ação terapêutica. Possui propriedades cicatrizantes, facilita a circulação sanguínea e promove ação antisséptica, sendo de alta excelência no controle do processo acneico, clareamento e no tônus geral da pele.

Verde ou Acinzentada: rica em silício e zinco oferece atividade sebo-regulador (adstringente) e purificadora. Aplicada no corpo, promove tensionamento, melhorando a flacidez tissular e auxilia no combate da celulite. 

Vermelha: é uma argila rica em óxido de ferro com propriedades tensoras. Na face, tem ação reguladora do fluxo sanguíneo e vascular, garantindo conforto e suavidade para peles sensíveis ou acometidas por telangiectasias e rosácea. No corpo, é aplicada para efeitos de antiflacidez e ativadora da microcirculação.  

Rosa: é uma mistura de argila branca e vermelha (rica em hematita vermelha) menos absorvente e mais suave do que a argila verde. Possui efeitos antioxidante, calmante, é muito usada para peles secas e sensíveis.

Preta ou Lama-negra: Este tipo de argila vem associado a materiais orgânicos e à água, formando uma lama viscosa e de cor escura. Tem propriedades  antiinflamatória, possui capacidade cicatrizante, antiartrósica e antitumoral.

Amarela: rica em silício e potássio sendo remineralizante de colágeno da pele. Exerce papel determinante na nutrição e na reconstituição celular, retardando e contribuindo desta maneira para o antienvelhecimento cutâneo. É usada por sua ação purificadora.

Roxa: rica em magnésio, induz à síntese regeneradora do colágeno, essencial para manter a pele com aspecto mais jovem.

Mode de usar: 

Existem várias formas de preparar a argila, vamos aos passos:

1 - A pele deve estar limpa e sem maquiagem;

2 - Preparando a mistura: Misture com o líquido de sua preferência (água mineral, soro fisiológico, mel, chá – dê preferência ao de camomila, pois ajuda a acalmar a pele). Misture 1 colher de sopa de argila ao líquido até obter uma consistência pastosa;

3 - Aplique no rosto, indo do centro às laterais, evitando a região dos olhos e lábios;

4 - Deixe agir por cerca de 30 minutos e enxague delicadamente com água em abundância;  Se a argila ficar muito ressecada e começar a incomodar, a dica é hidratar a máscara borrifando água ou chá.

5 - Super importante! Após duas horas da lavagem a pele deve ser hidratada com um creme de sua preferência;

6 - Abuse do protetor solar.

Onde Comprar:

Você pode encontrar à venda em lojas físicas ou virtuais de produtos naturais.

Lembrando que algumas são mais fáceis de encontrar do que outras.

Para finalizar, pessoas com problemas de pele e ou couro cabeludo devem consultar um dermatologista para uso correto e seguro da argila.

Clique aqui e escolha o seu hidratante!